estruturas metalicas

Estruturas Metálicas e o boom da construção

Estruturas Metálicas – Boom da Construção Civil

O crescimento da indústria brasileira de estruturas metálicas e o boom da construção civil:

Um panorama do Periodo 2001-2010

Este artigo aborda alguns dos principais aspectos da indústria brasileira de estruturas metálicas, desde as características da cadeia produtiva nacional até as perspectivas de investimento para o período 2012-2014.

Passando pelo panorama mundial, pela inserção dos produtores brasileiros no comércio internacional e pelo papel do BNDES no financiamento aos investimentos do setor.

Outro indício do forte aquecimento da demanda brasileira por estruturas metálicas é a reversão recente do saldo da balança comercial desse setor, que saiu de um quadro sempre superavitário entre 2001 e 2009 para um resultado deficitário em 2010, déficit este que, segundo os números de 2011, tende a se aprofundar.
A utilização de estruturas metálicas está intrinsecamente ligada ao setor da construção civil. Ao encontrar um ambiente de crescimento econômico no qual esse setor sobressai como um dos mais dinâmicos, explica-se o bom desempenho recente dessa indústria ainda pouco estudada no Brasil, mas já consolidada em várias outras partes do mundo.

Nessa perspectiva, o texto procura expor o quadro atual da indústria de estruturas metálicas, especificamente o segmento de perfis e tubos para estruturas, com ênfase no caso brasileiro, no período entre 2001 e 2010. A escolha desse segmento, em particular, deve-se a sua importância, como método construtivo para edificações comerciais e residênciais e para a construção pesada

Mostra-se que há grande potencial de crescimento dessa indústria no Brasil, em parte por conta das características técnicas de seus principais produtos, em parte em função da recente boa evolução da economia brasileira, em especial quanto à construção civil. Esse setor vem sendo impulsionado pela ampliação do acesso ao crédito LEIA MAIS

 

Assuntos Relacionados: